TRANSPLANTE DE ORG OS 2
O que é Transplante?
Transplante é um procedimento cirúrgico que consiste na troca de um órgão (coração, rim, pulmão e outros) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas...) de um paciente doente
(receptor) por outro órgão ou tecido normal de alguém vivo ou morto
(doador).
Tipos de Transplantes
PRINCÍPIOS ÉTICOS
Intervenções de Enfermagem
O envolvimento de qualquer profissional de enfermagem quer com o doador, ou o receptor é necessário conhecimentos sobre os direitos humanos, ética e legislação sobre a morte cerebral e doação de órgãos. As dimensões culturais, psicológicas e religiosas envolvidas neste processo não podem ser subestimadas. As atividades realizadas pelos profissionais de enfermagem são carregadas de emoções e sentimentos como insegurança, angústia, pena, medo e raiva. Os profissionais percebem a importância de realizar as atividades que são da sua competência e não querem “fugir” às suas responsabilidades, mas também necessitam de apoio e de arranjar estratégias para lidar com os seus conflitos internos.
Órgãos e Tecidos que podem ser doados após a morte
Quem pode ou não ser Doador de
Órgãos e Tecidos?
No caso da doação intervivos, é necessária uma autorização especial e diferente do caso de doador cadáver. Não existe limite de idade para a doação de córneas. Para os demais órgãos, a idade e história médica são consideradas.
Não podem ser considerados doadores pessoas portadoras de doenças infecciosas incuráveis, câncer ou doenças que pela sua evolução tenham comprometido o estado do órgão.
Os portadores de neoplasias primárias do sistema nervoso central podem ser doadores de órgãos.
Também não podem ser doadores: pessoas sem documentos de identidade e menores de 21 anos
O que é Morte Encefálica?
Morte encefálica significa a morte da pessoa
É uma lesão irrecuperável e irreversível do cérebro após traumatismo craniano grave, tumor intracraniano ou derrame cerebral
É a interrupção definitiva de todas as