Economia Internacional
Ao participar do gatt assumiam o compromisso de não aumentar as tarifas ou fazer restrições ao comércio. Em sua fase final, se o fornecedor conseguisse obter redução das barreiras no mercado importador, a clausula NMF assegurava sua generalização para os demais membros do gatt. Isso logo mostrou sinais de esgotamento e a ideia de acelerar a liberalização do comércio levou a realização de rodadas multilaterais de negociação. Então foi negociada a extinção da gatt e a incorporação de suas regras pela OMC. Parte da fragilidade da gatt deveu-se ao fato de ter permanecido como um acordo provisório.
INTEGRAÇÃO DE BLOCOS ECONOMICOS – As nações independentes procuram integrar –se por meio de acordos firmados em função de seus interesses recíprocos.
Zona de livre comercio – Paises sócios concordam em eliminar as barreiras sobre o comércio reciproco, mas mantem politicas comerciais independentes em relação aos demais.
União aduaneira - Além da eliminação reciproca das barreiras de comercio, os sócios passam a adotar uma politica comercial uniforme em relação aos demais países.
Mercado comum – A liberdade de deslocamento não se restringe aos produtos, mas abrange também os fatores de produção(capital e mão-de-obra), e a politica comercial uniforme em relação a países não membros.
União econômica – Buscam harmonizar politicas econômicas para que os agentes possam operar sob condições semelhantes nos países constituintes do bloco econômico.
Integração econômica total – essa fase implica livre deslocamento de bens, serviços e fatores de produção, além de completa igualdade de condições para os agentes econômicos, pois o acordo prevê idênticas politicas econômicas e sociais, administradas por autoridades supranacionais.
FMI – O FMI tem a função de equilibrar as contas internacionais, ou seja, ajustar