Trabalho De Eletroflocula O
1512 palavras
7 páginas
1. IntroduçãoA técnica de eletrofloculação consiste na aglutinação das impurezas, sejam elas sólidas ou líquidas, em flóculos maiores e mais pesados através de elementos coagulantes, tais como sulfato de alumínio e cloreto de ferro, e óxido de cálcio para que eles se depositem ao fundo do recipiente após sofrerem reações desencadeadas por uma pequena corrente elétrica e sejam separados mais facilmente.
A energia é um elemento fundamental e indispensável para o funcionamento da sociedade atual, que baseia-se cada vez mais nos processos e avanços tecnológicos produzidos através do uso da mesma. Existem muitas fontes distintas para a obtenção ou mesmo produção de energia, mas, infelizmente, muitas dessas técnicas causam grandes impactos ao meio ambiente. O petróleo, fonte energética que corresponde a cerca de 30% da produção primária de energia brasileira, é retirado de seu meio natural e processado através da destilação fracionária, método que utiliza grande volume de água e ainda assim deixa resíduos indesejáveis, em sua maioria líquidos, no composto resultante. Da mesma forma, o processo de fabricação do biodiesel, considerado um combustível sustentável e potencialmente competitivo, precisa ser aprimorado devido aos impactos que causa no meio ambiente, altamente visíveis no processo de purificação do mesmo: para se purificar um litro de biodiesel é necessário um volume três vezes maior de água.
Devido ao grande valor que os recursos hídricos representam para o Brasil, país com o maior potencial hidroviário do mundo, e para as nações em geral busca-se realizar processos de purificação da água que causem cada vez menos impactos ao meio ambiente e cujo desperdício energético e orgânico seja mínimo a técnica da eletrofloculação torna-se uma ferramenta indispensável, capaz de garantir ótimos resultados quando aplicada em grande escala.
O recente racionamento de água combinado com o crescente desequilíbrio ecológico presenciado nas últimas décadas nos propõe o