TRANSMISSÃO DE SINAIS NEURAIS
Transmissão de sinais neurais
Manaus 2014
ANA PAULA FROTA DA ROCHA
Transmissão de sinais neurais
Manaus/2014
ATIVIDADE AVALIATIVA
Pesquisa sobre o Sistema Nervoso: Transmissão de sinais neurais
1. Desenho das partes anatômicas de um neurônio típico.
2. Transmissão dos sinais neurais através de sinapse:
Como ocorre a Excitação e Inibição neuronal?
Cada neurônio recebe milhares de sinapses de outros neurônios. Algumas são excitatórias e outras, inibitórias. Enquanto as primeiras mantêm o neurônio “à flor da pele”, as segundas o tornam menos sensível, bloqueando a informação incidente. Quando é necessário aumentar a sensibilidade do neurônio, predomina a atividade excitatória, e o contrário ocorre quando é necessário “adormecer” o neurônio um pouco. Tudo isso no meio do bombardeio constante de informações (excitatórias) provenientes do meio ambiente que muda a cada momento: sons, movimentos do corpo, luzes, imagens e assim por diante.
3. Quais os transmissores Excitatórios e de Inibição do sistema nervoso central?
Acido gama-aminobutírico (GABA) é o principal transmissor inibitório.
O ácido gama-aminobutírico (GABA) é um aminoácido que ocorre no SNC em altas concentrações, e que desempenha uma função importante na bioquímica neuronal cerebral. O GABA ativa os fenômenos enzimáticos (transaminação, descarboxilação) do ciclo de Krebs, sendo consumido pelas células nervosas na qualidade de material energético do metabolismo cerebral.
Glutamato é o principal transmissor excitatório.
O glutamato é um neurotransmissor excitatório do sistema nervoso, o mais comum em mamíferos. É armazenado em vesículas nas sinapses. O impulso nervoso causa a libertação de glutamato no neurôniopré-sináptico; na célula pós-sináptica, existem receptores (como os receptores NMDA) que ligam o glutamato e se ativam.
4. Explique