Redes Neurais
Comunicação da Informação em Redes Neurais com base em Sistemas Complexos e Modelagem de
Sistemas Complexos
BEATRIZ CRISTINE GOMES DE LIMA
RA: 11112312
MAYCON OLIVEIRA
RA: 11102012
SAMUEL ICARO ROCHA G. NASCIMENTO
RA: 11104512
MAIO/2014
Os neurônios são as células que formam o nosso cérebro, responsáveis pela transmissão do impulso nervoso, uma forma de mensagem. Os neurônios são compostos por três partes: os dendritos (recebem a informação do ambiente ou de outras células), o soma ou corpo celular (responsável pelo processamento da informação) e o axônio (responsável pela transmissão da informação para outras células). Quanto maior o número de neurônios trabalhando, maior a eficiência do rendimento do sistema. Abaixo uma imagem que ilustra um neurônio: Esquema da estrutura do neurônio (Fonte: http://www.rc.unesp.br/biosferas/mat0002.php)
Os neurônios transmitem a informação para o corpo e do corpo para a célula através de impulsos nervosos, que geram corrente elétrica através do soma. A região de transmissão do impulso de um neurônio a outro é chamada de sinapse. Diversos neurônios interconectados formam uma rede conhecida como rede neural, que pode apresentar comportamentos complexos e uma capacidade de processamento da informação. Portanto podemos fazer uma analogia, comparando o cérebro a um computador, por exemplo, os neurônios seriam as unidades básicas de processamento. O sistema nervoso pode também ser comparado a uma rede complexa onde os nós dessa rede seriam os neurônios, as arestas seriam as sinapses (ou impulsos nervosos) por onde a mensagem seria transmitida e o peso associado seria a eficiência da sinapse.
Como existem milhares de conexões dessas unidades, caracteriza-se essa rede como uma rede complexa.
Uma característica marcante das redes neurais é a representação distribuída de informação e seu processamento paralelo. A aprendizagem via modulação sináptica é o mecanismo