Rede NEURAL
O presente trabalho destina-se ao estudo cuidadoso das modelagens de equações diferencias ordinárias associadas ao comportamento eletroquímico de um neurônio por via dos paradigmas de Van Der Pol.
A Fisiologia do Problema
O cérebro é o órgão menos conhecido pelos estudiosos e pesquisadores devido ao seu alto grau de complexidade. É neste complexo sistema que os neurônios estão armazenados. Estes, por sua vez, são células responsáveis pela transmissão de impulsos nervosos que carregam determinadas informações. As células neurais estão divididas basicamente em três partes: corpo celular, dendritos e axônio. O corpo é a parte de maior volume desta célula, nele podem ser encontrados o núcleo, citoplasma e organelas. Os impulsos nervosos são provenientes do corpo e também convergem para ele. As prolongações mais próximas ao corpo celular são os dendritos, eles atuam na recepção dos estímulos nervosos fornecidos, tanto pelo ambiente, quanto por outras células nervosas. Já o axônio, é responsável pela condução dos impulsos elétricos, que por sua vez, partem do corpo celular. Ele está envolto por células de Schwann, é único em cada neurônio e sua terminação é ramificada, dando origem ao telodendro. As sinapses são
FALAR SOBRE SINAPSE
O esquema a baixo (figura 1) explica detalhadamente todos os componentes neurais e a condução de corrente pelas fendas sinápticas:
1. Célula de Schwann é um tipo de célula que envolve os axônios dos neurônios no sistema nervoso periférico isolando elétricamente os nervos e assim permitindo a propagação rápida de potenciais de ação.
A Modelagem da Célula
Os modelos artificiais de rede neural surgem na intenção de viabilizar os estudos acerca das características e do comportamento das células nervosas e desenvolver aplicações para diversos ambientes.
O sistema tratado neste projeto se classifica como dinâmico ou não-linear o qual possui