Transição para Humanidade
Em seu texto A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE, Clifford Geertz afirma que estudar a história das transformações pelas quais passou a espécie humana ao longo de sua existência é importante para entender o que nos torna efetivamente humanos. Explique qual o argumento do autor com relação a esta questão: quais as características que tornam os seres humanos especiais em meio a todas as espécies da natureza.
Questão 02:
A questão central do texto A TRANSIÇÃO PARA A HUMANIDADE é a de pensar a passagem ocorrida da “animalidade” para a “humanidade”. Isto é: o que nos tira da condição de animais e nos dá a condição humana. Explique, segundo a argumentação do autor, quais os três pontos centrais das teorias modernas que explicam esta passagem.
Questão 03:
Explique a seguinte ideia, derivada do texto de Clifford Geertz Os usos da diversidade: "o outro é uma 'alternativa para nós'. Com o espelho do outro, podemos ver alternativas para nós, pois realmente ver o 'nós' depende necessariamente de um 'eles'".
Questão 04:
A partir do texto de Geertz (Os usos da diversidade) podemos aprender que "O mundo em que vivemos é uma colagem, e nossa mente é capaz de perceber vários mundos de modo a compreender a diversidade cultural". Explique de que maneira isso acontece e quais os conceitos antropológicos estão em mais adequação com esta ideia. Questão 05: Analise os dois trechos abaixo e responda o que se pede a seguir: "Quando se fala da “tradição africana”, nunca se deve generalizar. Não há uma África, não há um homem africano, não há uma tradição africana válida para todas as regiões e todas as etnias. Claro, existem grandes constantes (a presença do sagrado em todas as coisas, a relação entre os mundos visível e invisível e, entre os vivos e os mortos, o sentido comunitário, o respeito religioso pela mãe, etc), mas também há numerosas diferenças: deuses, símbolos sagrados, proibições religiosas e costumes sociais delas resultantes variam de uma região a outra,