transicao para a humanidade
2º SEMESTRE DO CURSO DE PSICOLOGIA DIURNO TURMA 2ºA
PSICOLOGIA EXPERIMENTAL
RELATÓRIO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS 1 E 2:
MODELAGEM E ESQUEMA DE REFORÇAMENTO CONTÍNUO
LILIANE MATEUS SILVA
PATRICIA TAVEIRA
JHONATAN DE SOUZA
NATALIA VIANNA PIMENTA
FRANCA 2013
RESUMO
A primeira atividade pratica, concluída com apenas uma única sessão, foi realizada no dia 03/09/2013, abordou a modelagem, que consiste na aquisição de um determinado comportamento através de um reforço diferencial, a partir de aproximações sucessivas de um comportamento, até que este se integre ao repertorio comportamental do individuo. O objetivo da pratica era obter um comportamento do sujeito, sem qualquer interferência causaria mudanças nos resultados comportamentais. O comportamento esperado era fazer com que o sujeito assimilasse o ruído do bebedouro (reforço), como consequência imediata do comportamento de pressão a barra que acontece apenas ruído e por fim fazer com que ele adquira o comportamento de pressão à barra, que oferecera o reforço.
Reforço; Frequência; Condicionamento; Comportamento.
SUMÁRIO
RESUMO 2
SUMÁRIO 3
INTRODUÇÃO 4
MÉTODO 5
RESULTADOS 8
DISCUSSÃO................................................................................................................9
CONCLUSÃO 10
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
ANEXOS 12
O objetivo do experimento através do numero de frequência é condicionar o comportamento do rato, através do reforço, e relacionar o ruído do bebedouro ao ganho de água.
INTRODUÇÃO
MÉTODO
Sujeito
Foi utilizado um rato macho da raça Wistar, com aproximadamente três meses de idade e peso corporal na primeira sessão de 330 gramas e na segunda sessão de 351 gramas, proveniente do Biotério da Universidade de Franca. O animal foi mantido em uma gaiola individual.
Ambiente, Material e Instrumentos.
As sessões experimentais foram