Riscos da pratica desportiva
A Prática Desportiva
O desporto, quando praticado regularmente, aumenta a qualidade de vida (em todos os sentidos). A prática de uma actividade física regular evita o excesso de peso, diminui o risco de doenças cardiovasculares, bem como respiratórias, o aparecimento de diabetes e também reduz o risco de vários tipos de cancro.
No domínio afectivo e psicológico, a prática desportiva regular contribui uma diminuição dos níveis de stress, melhorando as relações interpessoais e consequentemente os níveis de auto-estima.
Quando um indivíduo adopta um estilo de vida saudável, isso implica alguns cuidados em diversos domínios da sua vida, respectivamente na preocupação com a alimentação, na prática de actividade física regular, no não consumo de tabaco e álcool, nos cuidados com a higiene e repouso.
No entanto, é um erro pensar que o exercício físico intenso é ideal e que quanto mais se fizer melhor, ou então que a prática de uma actividade física é a cura para tudo.
Por outro lado a prática ocasional de actividades físicas intensas pode, por vezes, provocar lesões sérias, perfeitamente evitáveis se forem eliminados os factores de risco.
O que é uma Lesão?
Uma lesão é qualquer anomalia nos tecidos internos ou externos que resulta da pática desportiva. Pode levar a:
Redução total ou parcial das actividades físicas;
Necessidade de orientação médica ou tratamento;
Com repercussões na vida económica e social.
Onde Podem Ocorrer as Lesões (Definição)
Tendão: estrutura tecidular que une o músculo ao osso e o coloca em movimento pela contracção muscular;
Ligamento: tecido conectivo que mantém os ossos e outros tecidos nas suas respectivas posições. Apresentam-se normalmente sob a forma de lâminas ou bandas. Alguns ligam-se aos músculos funcionando, neste caso, de modo semelhante aos tendões;
Articulação: é a estrutura que permite a fixação entre dois ossos, determinando o modo como se ligam e a forma como se movem;
Músculo distendido: