Transição da Idade Média para a Idade Moderna
-Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
identificar e caracterizar os eventos que aconteceram na transição da Idade Média para a Idade Moderna e seus impactos; entender como o conceito de burguesia surgiu e se modificou ao longo do tempo na História; compreender quais os fatores que, juntos, nos permitem afirmar que o século XIV foi um momento de “crise” na Europa Ocidental; entender os elementos que permitem o surgimento do capitalismo em detrimento do feudalismo.
-Por que a Idade Média é, muitas vezes, chamada de era das Trevas?
Resposta: Essa interpretação foi atribuída posteriormente por pensadores renascentistas, que, analisando o passado, entendiam--no como um período em que o homem ficou apenas sob o julgo da Igreja e pouco desenvolveu em termos culturais e científicos. Essa visão é incorreta. Durante a Idade Média, o saber continuou se desenvolvendo – nos mosteiros e nas paróquias e, depois, nas universidades nascidas no período – e o comércio renasceu favorecendo o surgimento e desenvolvimento das cidades e de um novo segmento social: a burguesia.
Idade Média
Idade das Trevas X Idade de Ouro → Tempo de mudanças entre os séculos X e XV: período de transição.
Destacar que esse período da história é comumente chamado de Baixa Idade Média; entretanto, foi escolhida uma abordagem diferente neste material, fugindo da divisão tradicional. Explicar que esse período apresenta uma transição entre a Idade Média e a Idade Moderna, com aspectos sociais, políticos e econômicos distintos.
-Cruzadas
As peregrinações a Santiago de Compostela e a Jerusalém já aconteciam desde o fim do Império Romano, em 476.
O objetivo dessas peregrinações era alcançar alguma graça divina, ser absolvido de um pecado ou pagar uma promessa.
Relacionar a permanência dessa prática religiosa nos dias atuais: no Brasil e em outros países majoritariamente católicos, a peregrinação a