transição da Idade Média para a Idade Moderna e seus impactos.
Este trabalho visa compreender com um livro didático das séries finais do Ensino Fundamental II abordam a transição entre a Idade Média e a Idade Moderna. A coleção escolhida foi Sabe e Fazer História dos autores Gilberto Contrim e Jaime Rodrigues. Em síntese, essa produção textual trará informações acerca identificar e caracterizar os eventos que aconteceram na transição da Idade Média para a Idade Moderna e seus impactos.
DESENVOLVIMENTO
Na coleção Sabe e Fazer História dos autores Gilberto Contrin e Jaime Rodrigues Editora Saraiva a transição entre a Idade Média para a Idade Moderna é apresentada em dois volumes no 6º ano e 7° ano.
Os autores são Gilberto Cotrim mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Mackenzie professor de história graduado pela universidade de São Paulo (USP-SP) e advogado e Jaime Rodrigues Doutor em História pela Unicamp Professor de História na Universidade Federal de São Paulo ex-professor de História nas redes pública e particular de ensino.
Os autores começam relata a transição entre a Idade Média para a Idade Moderna no Capitulo 14 do volume um 6º ano neste capitulo eles relatam sobre sociedade feudal que foi divido em tópico sendo que o ultimo tópico e destinado para explanação da crise do sistema feudal. Já para o tema renascimento foi destinado uma capítulo inteiro para tema sendo capitulo 2 do volume dois 7° ano o mesmo acontece para tema Formação dos Estados Modernos foi destinado um capítulo inteiro sendo primeiro capítulo 1 do volume dois 7° ano.
As rupturas e permanências políticas entre mundo medieval e o mundo moderno europeu os autores mostram a mudança da mentalidade ocorreu quando o pensar coletivo modificou, a princípio podemos citar três vertentes que contribuíram para uma renovação, são elas o Renascimento Cultural e Científico – foi o renascer da cultura greco-romana na Idade Moderna, onde a visão de mundo teocêntrica passou a ser antropocêntrica e começou a valorizar a