homeopatia no climaterio.pdf
7851 palavras
32 páginas
Artigo deatualização
Distúrbios do Climatério e
Tratamento Homeopático
Climacteric Disturbances and Homeopathic Treatment
MARCUS ZULIAN TEIXEIRA
Unitermos: Homeopatia, Climatério, Menopausa, Osteoporose.
I NTRODUÇÃO
Nas últimas décadas, a mulher tem conquistado mudanças socioculturais significativas buscando seus direitos dentro de uma cultura fundamentalmente machista, disputando um mercado de trabalho antes ocupado estritamente por homens, sendo reconhecida e valorizada por suas qualidades e características femininas, conquistando o seu espaço na sociedade contemporânea. Com isso, a antiga função de procriar e cuidar da prole, que a ocupava integralmente, deixou de ser o alto fim de sua existência. Hoje a mulher busca o controle da natalidade, dedica-se aos estudos e à formação profissional, trabalha e contribui substancialmente para a renda familiar, partilha das ocupações domésticas com o companheiro, busca o prazer na relação sexual, etc.
De uma forma mais ou menos intensa, a mulher passou a vivenciar os transtornos advindos da menstruação e do climatério como um empecilho no desempenho das atividades da vida moderna, que exigem a maior disposição e disponibilidade possível, buscando eliminá-los do seu cotidiano. Aproveitando esse anseio feminino, muitas vezes superestimado pelos interesses da indústria farmacêutica, surgem propostas de tratamento para minimizar os sintomas desagradáveis desses períodos, desde práticas preventivas e saudáveis, até propostas radicais que visam a supressão total e indiscriminada das menstruações.
No que se refere ao climatério, é importante salientar o emprego da Terapia de
Reposição Hormonal (TRH) como prática terapêutica usual, com graves conseqüências para a saúde da mulher, segundo demonstram as evidências científicas modernas.
Médico Pesquisador do Serviço de Clínica Geral do Hospital das Clínicas da
Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP).