TRansiçao da idade media/moderna
Podemos dizer que a transição da Idade Média para moderna foi à passagem do feudalismo para a primeira fase do capitalismo. Essa transição foi bastante lenta edurou entre os séculos XI à XV.
O fim da Idade Média está relacionado a grandes transformações como:
* A queda de Constantinopla e o fim do Império Romano do Oriente em 1453;
* A ascensão das monarquias nacionais europeias;
* O início da recuperação demográfica e econômica após a Peste Negra;
* Os Descobrimentos Marítimos;
* O movimento de redescoberta da cultura clássica, por volta doséculo XV;
* Reforma Protestante, começando em 1517.
Local
Mundo ocidental. No sentido cultural contemporâneo, o mundo ocidental inclui a Europa, além de muitos países de origem colonial europeia na América e na Oceania, como Estados Unidos, Canadá, Argentina, Brasil, Chile, Austrália, Nova Zelândia, entre outros.
Economia
Na Idade Média a economia era baseada no sistema Feudal [Quanto mais lotes de terra se tinha, mais poder adquiria. Tais terras em divididas em três partes: terras coletivas: uso comum, onde se recolhiam madeira, frutos e efetuava-se a caça; propriedade privada do senhor: uso exclusivo do senhor feudal; tenência: utilizadas pelos servos, que serviam para manter o sustento destes e o cumprimento das obrigações feudais]. Sua economia era desmonetizada, ou seja, eles não utilizavam moedas, a base de troca era natural. O Capitalismo era monetário, ou seja, eles usavam moedas e o valor dessas moedas era dado de acordo com o metal que o constituía. Com isso os Europeus se lançaram ao mar para buscar metais, pois achavam que suas reservas estavam se esgotando.
Com o início da navegação eles descobrem o Novo Mundo, que consiste nas Américas, e com isso inicia a Expansão Marítima Comercial