Transistor fet mosfet
Ensino Médio
1ª série
Turma 210
Geografia
Hidrosfera
Aluno: Leonardo Campagnollo
Joaçaba/setembro/2011
Hidrosfera
Introdução
Este trabalho é referente à hidrosfera, que é toda camada descontínua de água presente na Terra, ou seja, é toda a parte líquida contida no planeta, incluindo todos os organismos vivos presentes nos meios aquáticos. A hidrosfera compreende os oceanos, rios, lagos, calotas de gelo, água no subsolo e atmosfera, etc. Os oceanos compõem a maior parte da hidrosfera, representando cerca de 97% dela. Ela surgiu durante a formação da Terra, há cerca de 4.600 milhões de anos, quando a elevada temperatura atmosférica fez com que a água se transformasse em vapor e com o esfriamento da Terra abaixo do ponto de ebulição da água, as precipitações encheram de água as partes baixas da superfície do planeta e formaram os oceanos. Muitos relacionam à hidrosfera a origem dos seres vivos, foi nela que se formaram os primeiros seres vivos, os coacervados, microgotas ou microsferas, eles foram evoluindo nas águas dos oceanos e no decorrer de centenas de milhões de anos evoluíram e formaram os primeiros microorganismos.
Existe outra parte relacionada a hidrosfera que chama-se criosfera que é a parte da hidrosfera constituída por água no estado sólido, ou seja, às acumulações de neve e gelo, incluindo o conteúdo aquoso dos solos gelados. A hidrosfera é de extrema importância para a sobrevivência de milhões de seres vivos, incluindo os seres humanos.
Desenvolvimento
A hidrosfera corresponde a uma zona descontínua formada não só pelo conjunto dos mares, mas também por todas as águas do domínio continental, superficiais e subterrâneas, no estado líquido e no estado sólido. Esta camada da atmosfera tem interferência em muitos fenômenos globais, tais como os ligados ao clima, ao modelo do relevo, à formação dos sedimentos e à atividade biológica. a) Águas oceânicas: como já citado anteriormente, as águas dos