Transgênicos
O que são Transgênicos?
Transgênicos são organismos que, mediante técnicas de engenharia genética, contem materiais genéticos de outros organismos. A geração de transgênicos visa um artigo transgênico biológico a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas relativamente ao organismo original. Resultados na área de transgenia já são alcançados desde a década de 1970, na qual foi desenvolvida a técnica do DNA recombinante.
A manipulação genética recombina características de um ou mais organismos de uma forma que provavelmente não aconteceria na natureza. Por exemplo, podem ser combinados os DNAs de organismos que não se cruzariam por métodos naturais.
História dos transgênicos
Eles surgiram na década de 1970, quando foi criada a técnica do DNA recombinante e a engenharia genética produziu um filhote comercial:insulina humana feita por bactérias modificadas,com menor taxa de rejeição entre os diabéticos.Essas polêmicas têm origem econômica uma vez que países de primeiro mundo rejeitam fortemente tais alimentos, como a Europa ocidental e o Japão. Os cientistas podem “cortar e colar” genes de um organismos no outro,mudando a forma do organismo e manipulando a sua biologia natural a fim de obter características especificas (por exemplo, determinados genes podem ser inseridos numa planta para que esta produza toxinas contra pestes).
Argumentos a favor e contra os transgênicos
Aumentar a produção aumentar a produção de alimentos com redução nos custos de produção; Aumento da resistência induzida diminuindo assim, a necessidade do uso de herbicidas; Produção de alimentos de maior qualidade nutricional e menor perecibilidade;Produção de anticorpos em plantas transgênicas e a possibilidade de as distribuição em massa; Introdução de novas características não existentes no organismo em seu estado original.
Os transgênicos representam um aumento de riscos para a saúde dos consumidores;Não há regulamentos técnicos para a segurança no uso