Transfusão de Sangue (Médico x Testemunha de Jeová)
1 – Quais os valores envolvidos (morais)?
R.: Neste caso, há um debate em relação a dois pontos de valores éticos, sendo o direito FUNDAMENTAL à vida e em contraponto, o direito FUNDAMENTAL à liberdade de consciência e de crença, ou seja, o dever do médico em salvar uma vida, e a “obrigação” do religioso em seguir sua crença.
2 – Qual o valor mais importante na sua opinião?
R.: Em minha opinião, a pessoa que optou por seguir uma crença, e tiver no gozo pleno de suas faculdades mentais, deverá escolher a opção que lhe melhor satisfazer. Em relação a crianças, ou pessoas que não possuem capacidade mental para escolha própria de religião, deverá ser aplicada o direito fundamenta à vida, pois o indivíduo ainda não tem a decisão por si, devendo o estado garantir que o mesmo a possa tomar em tempo certo.
3 – O que você faria?
R.: Conforme resposta anterior, a minha atitude seria em relação a situações diversas. Sempre tentaria optar e aconselhar ao direito à vida, porém, caso não aceitasse, agiria conforme pede o paciente.
4- O que provavelmente ocorreria na idade média (religião)?
R.: Acredito que os valores religiosos iriam ser superiores ao valor da vida, pois na idade média a religião era predominantes, sendo poder maior, ou seja, aquele que fosse contra as crenças, que não obedecesse aos ensinamentos, pagaria com a vida, pois era comum, as pessoas que fossem desfavor ao que era pregrado, serem taxadas como