Transfusao sanguinea
SÃO PAULO
2010.
Introdução
A transfusão sanguinea é uma prática médica que consiste em injetar sangue a um paciente que tenha sofrido de grande perda ou que esteja afetado por uma doença no seu próprio sangue. A primeira transfusão de sangue foi efetuada em 15 de Junho de 1667. É um tipo de terapia que tem se mostrado muito eficaz em situações de choque, hemorragias ou doenças sanguineas.
Freqüentemente usa-se transfusão em intervenções cirúrgicas, traumatismos, hemorragias digestivas ou em outros casos em que tenha havido grande perda de sangue.
Durante algum tempo no passado muitas pessoas tinham receio de aceitar transfusão com medo de contraírem uma doença infecto-contagiosa. Hoje não precisamos ter este tipo de preocupação, pois o sangue colhido de um doador assa por diversos testes antes de ser transfundido em um paciente.
Doação de Sangue
O doador não corre nenhum risco,já que são utilizadas para a coleta do sangue bolsas e agulhas estéreis descartáveis, isto é, utilizadas apenas uma vez.
Para doas sangue o indivíduo deve ter entre 18 e 0 anos, mais de 50 quilos. Estar de boa saúde, não toxicodependênte ou estar tomando certos medicamentos e realizar apenas “sexo seguro”. A doação deve ser voluntária e não remunerada, como maneira de evitar a doença de sangue doente.
Pessoas do grupo O em alguns casos especiais podem receber todos os tipos de sangue mas no caso de transfusão o ideal é o paciente receba sangue do mesmo tipo sanguineo do seu.
Alternativas Atualmente Disponíveis
Muitos médicos têm reconhecido a posição contrária à transfusão de hemocomponentes por parte das Testemunhas de Jeová, incentivou a pesquisa de tratamentos alternativos, permitindo efetuar cirurgias complexas sem a necessidade de uso total de sangue e hemoterapia, técnicas que beneficiam tanto as Testemunhas de