SST Motosserra
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA NO TRABALHO
NR09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRA
MACAPÁ/AP
2014
BRENDA CRHISTY
BRUCE SILVA
FRANCISCO MENDES
HELIDON GÓES
MARCOS CASTRO
RONAN COSTA
NR09 – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais
PPRA
Trabalho sob a orientação da Profª. Engº. André Pimentel, na Turma N212, da Faculdade de Tecnologia Apoena – FTA.
MACAPÁ/AP
2014
INTRODUÇÃO
A Segurança do Trabalho muitas vezes demonstra a preocupação com os trabalhadores que estão inseridos em indústrias e expostos a determinados riscos de acidentes em razão de sua atividade ocupacional.
Algumas atividades apresentam fiscalização mais rigorosa pelos órgãos competentes, por outro lado outras atividades passam despercebidas e os acidentes com os trabalhadores não são mensurados e/ou contabilizados conforme a realidade.
No Brasil, a atividade de operador de motosserra consiste numa atividade lícita presente na Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, situando entre uma das atividades mais perigosas, apresentando Grau de Risco 03.
O corte da madeira na exploração florestal executada com a utilização da motosserra consiste numa das atividades mais perigosas, desencadeando numa grande parcela de recursos financeiros em tratamentos médicos, problemas de saúde, danos em equipamentos, indenizações entre outras decorrentes de acidentes no trabalho.
A motosserra é uma das máquinas que mais influenciaram a mecanização da colheita florestal, substituindo o machado e a serra manual nas operações de derrubada, em desgalhamento traçamento e destopamento de madeira.
Apesar da evolução tecnológica no setor florestal, onde se utilizam sofisticadas máquinas, muitas das quais importadas, a motosserra continua sendo largamente utilizada. Na atividade, cerca de 60% das empresas florestais brasileiras utilizam a motosserra nas