Trabalho Completo Podador De Rvores

2742 palavras 11 páginas
Universidade Federal da Grande Dourados
Faculdade de Engenharia – FAEN
Engenharia de Produção

Engenharia de Segurança do Trabalho
“Análise dos riscos de um podador de árvores próximas a redes energizadas”

Professora:
Mariana Lara Menegazzo
Aluna:
Kaline Araujo de Oliveira

Dourados/MS, 2014
1. Introdução
Uma das maiores características da arborização de vias urbanas é satisfazer as necessidades mínimas do ser humano, trazendo para as cidades um pouco do ambiente natural (PEDROSA, 1983). A arborização urbana contribui enormemente para a qualidade de vida e o bem-estar da população, assim, há melhoria do microclima, atenuação da poluição sonora, redução do impacto das chuvas e purificação do ar pela fixação de poeiras.
Para o serviço de poda são utilizados diversos tipos de ferramentas e máquinas, que ajudam o ser humano na execução do trabalho. Entre as máquinas mais utilizadas estão as moto-podas e as motosserras. As motosserras apresentam deficiências de projeto que podem levar a problemas de segurança e conforto para o operador, por isso, hoje muitos operadores usam a moto-poda que diminui um pouco das vibrações que causam esse desconforto e assim diminuem os riscos de acidentes.
A atividade de poda exige muita atenção para que se possam evitar os acidentes, pois necessita, às vezes, de que o operador trabalhe sobre caminhões e cestas, escadas ou mesmo sobre as próprias árvores, manuseando as máquinas e, ou, equipamentos. Essas condições são extremamente favoráveis à ocorrência de acidentes, que podem ainda ser agravados caso o operador não esteja utilizando os equipamentos de proteção individual (EPIs) apropriados.
À vista disso, existem também diversos fatores de agravamento dos riscos de acidentes, como ambiente de trabalho inadequado, elevada exigência de esforço físico, longas jornadas de trabalho, ineficiência no projeto de concepção das máquinas, ferramentas e equipamentos e o baixo nível de satisfação do trabalhador (SESI,

Relacionados