Transformações
2. Objetivos do experimento: Observar de forma mais abrangente as reações químicas e físicas da matéria através dos processos de hidratação e desidratação, misturas e reações ao calor.
3. Apresentação dos resultados obtidos:
2.1 Sublimação. Ao aquecermos o granulo de iodo dissolve-se e altera a coloração, obtendo uma coloração roxa. Após o resfriamento observamos que os cristais formados são minúsculos e metálicos e conforme observarmos com o reflexo da luz os cristais pareciam apresentar uma coloração mais escura.
2.2 Carbonização. Após adicionarmos 3 gotas de ácido sulfúrico concentrado a coloração foi alterando passou a ter uma coloração amarelada depois foi escurecendo até ficar num tom de preto, conforme a cor ia alterando percebemos que ia ficando com maior dureza.
2.3 Distinção entre Mistura (Fenômeno Físico) e Combinação (Fenômeno Químico). Ao fazer a mistura mais homogenia possível de areia com ferro em pó foi possível visualizar um fenômeno físico e quando utilizamos o imã o mesmo ficou mais visível.
Percebemos os fenômenos químicos quando inserido o acido clorídrico que teve reação com ferro em pó, após alguns minutos a solução foi filtrada e aquecida, foi onde se obteve a evaporação que alterou novamente o líquido que estava no béquer sendo assim uma alteração química.
2.4 Fenômeno químico com formação de um sistema heterogêneo. A solução de sulfato de cobre apresenta cor azul claro, Acrescentando a solução de hidróxido de sódio e agitando percebe-se que a cor da solução no tubo de ensaio muda para um azul escuro e logo após da para ver que as duas soluções se separam dentro do tubo de ensaio caracterizando uma mistura heterogênea e um fenômeno químico.
2.5 Fenômeno químico com efervescência. Há uma reação efervescente observou-se que o tubo aqueceu e que uma fumaça saia do tubo, após um tempo a reação vai diminuindo de intensidade e o zinco foi obtendo uma