transformações ocorridas no pensamento cristão durante o século 17
Alexandre Roberto de Oliveira
RA
IIV. ENCONTRO NACINONAL CLARETIANO DE INICIAÇÃO CIENTIFICA.
TRANSFORMAÇÕES NO PENSAMENTO CRISTÃO OCORRIDAS NO SÉCULO 17.
Curso: Licenciatura em História – EaD
Disciplina: Encic - AACC
Tutor: Divania Silva de Oliveira
BARRETOS - SP
09/08/2014
TRANSFORMAÇÕES NO PENSAMENTO CRISTÃO OCORRIDAS NO SÉCULO 17.
1. INTRODUÇÃO:
É fato que com o passar do tempo os pensamentos tendem a sofrer mudanças em razão das mais diversas influências. Sendo a maior religião no mundo ocidental, a atual sociedade cristã reflete uma forma peculiar de pensar sobre Deus. Ocorre que esta atual forma de pensamento cristão nem sempre existiu, por isso, é importante compreendermos quando, por que, e como a sociedade ocidental moveu-se do pensamento cristão medieval, para um ‘novo cristianismo’ moderno. Para tanto, a metodologia será considerar: os conflitos políticos e religiosos ocorridos na Europa após os movimentos de reforma protestante no século 16, bem como os pensadores cristãos do século 17. Como resultado destas considerações, tentar-se-á desenvolver uma compreensão das mudanças nas formas do pensamento cristão, e também nas concepções sobre Deus. Pelas considerações e posteriores discussões pretende-se concluir como se formou as atuais concepções cristãs mais comuns atualmente.
2. MEDOTOLOGIA:
Comparar as mudanças na maneira de pensar cristã após os movimentos reformadores do século 16, e as subsequentes guerras e conflitos políticos-religiosos ocorridos na Europa nos séculos 16 e 17.
3. RESULTADO, DISCUSSÃO (DESENVOLVIMENTO):
Durante a Idade Média a percepção da cristandade era totalmente voltada para Deus. Todos os fenômenos eram explicados a partir do que seria uma direta ação de Deus sob sua criação, por exemplo, a peste negra era vista uma punição divina contra os pecados. A partir do