O fim do império romano
O presente trabalho fará uma analise sobre as questões propostas a partir da leitura do livro de três diferentes autores sobre o seguinte tema: “Queda do Império Romano”, em ênfase sobre os aspectos Econômicos, Políticos, Filosóficos, e Culturais.
O período que sucede a denominada Antiguidade Clássica e precede a chamada Idade Média, Já foi tema de muitas discussões, sobretudo por alguns autores levados mais por vontades e necessidades ideológicas de sua época, do que por questões de métodos e visões historiográficas propriamente ditas. Selecionamos três autores onde discorrem do tema em diferentes modos, levando em consideração os detalhes da história levando-nos uma visão ampla sobre o assunto “Queda do Império Romano” dentre este aspecto cada autor trabalha e relata sobre as que levou a ascensão e declino do império romano.
DESENVOLVIMENTO
O autor Gilberto Cotrim trata em seu livro História geral e global sobre o declínio que inicia com a ganância Júlio Cezar pelo poder, e as mudanças drásticas ocorridas com o exercito romano. Estes não eram mais composto por patriotas, com a busca de soldados de outras regiões, os mesmo não lutavam mais pela honra e pela gloria de Roma, como era no principio, era honra morrer por Roma, agora eles lutavam mais pelos seus próprios interesses. Ainda descreve o poderio da nobreza romana que quanto mais possuíam, mais queriam, dificultando a vida da plebe, que eram obrigados a mudar-se para a cidade, por não ter onde trabalhar, frisa também de forma bem explicada o aspecto politico de Roma, o mesmo esclarece sobre as dinastias, relata época e quantos Imperadores passou por esse período. Gilberto Cotrim é bem esclarecido em seus relatos desde os aspectos econômicos ,políticos, filosófico e cultural que se divide em três tópicos : direito, artes e religião, descrevendo bem sobre cada uma delas, relatando que os romanos foram os