3d mmc
Desempenho Metrológico de Máquinas de
Medição por Coordenadas no Âmbito
Industrial Brasileiro
Florianópolis, maio de 2007.
1
Desempenho Metrológico de Máquinas de
Medição por Coordenadas no Âmbito
Industrial Brasileiro
Trabalho submetido à ABCM para participação do Prêmio ABCM-Yehan
Numata, na categoria de graduação.
Autor: Francisco Augusto Arenhart, graduando do curso de Engenharia
Mecânica da Universidade Federal de
Santa Catarina.
Orientadores:
Prof. Gustavo Daniel Donatelli, Dr. Eng.
Crhistian Rafaello Baldo, M.Sc.
Florianópolis, maio de 2007.
2
AGRADECIMENTOS
Ao orientador Prof. Gustavo Donatelli, por ter me aberto as portas ao universo da metrologia e pela confiança depositada ao longo dos anos.
Ao orientador Crhistian R. Baldo, pela oportunidade de participação no trabalho e pelas discussões desenvolvidas, o que proporcionou um grande meio de aprendizado.
À Fundação CERTI (em especial ao Eng. Mateus Dieckmann de Oliveira e ao Eng. Alexandre Lucas), por todo a suporte fornecido para as realizações dos experimentos.
Às empresas participantes, pelo acolhimento da idéia e pelas horas cedidas aos experimentos.
3
RESUMO
Os processos de produção estão sujeitos a fatores que de forma mais ou menos significativa afetam a qualidade do produto final. Os processos de medição, da mesma forma, apresentam susceptibilidade a fatores como condições ambientais, exatidão dos equipamentos de medição, capacitação dos operadores e planejadores da medição, etc., os quais podem influenciar, também de forma mais ou menos significativa, a qualidade do produto final deste tipo de processo: o resultado de medição.
O presente trabalho é resultado final do estágio de conclusão de curso em Engenharia Mecânica na Universidade Federal de Santa Catarina, realizado no período de 1° de maio a 21 de agosto de 2006, com dois objetivos: gerar um banco de dados de medições reais que servirá a um