Gabarito Unicamp 2009 2 His
2ª fase - História feita pelo Intergraus.
12.01.2009
13.
HISTÓRIA
Após a tomada e o saque de Roma pelos visigodos, em 410, pagãos e cristãos interrogaram-se sobre as causas do acontecimento. Para os pagãos, a resposta era clara: foram os maus princípios cristãos, o abandono da religião de Roma, que provocaram o desastre e o declínio que se lhe seguiram. Do lado cristão, a queda de Roma era explicada pela comparação entre os bárbaros virtuosos e os romanos decadentes: dissolutos, preguiçosos, sendo a luxúria a origem de todos os seus pecados.
(Adaptado de Jacques Le Goff, “Decadência”, em História e Memória. Campinas, Ed. da Unicamp, 1990, p. 382-385.)
a) Identifique no texto duas visões opostas sobre a queda de Roma.
b) Entre o surgimento do cristianismo e a queda de Roma, que mudanças ocorreram na relação do Império
Romano com a religião cristã?
RESOLUÇÃO:
a) Para os pagãos, a culpa pela tomada e pelo saque de Roma cabia aos cristãos, dado que a expansão do
Cristianismo levou os romanos a abandonarem a religião ancestral e a adotarem maus princípios que nada tinham a ver com a glória e o poder de Roma. Os cristãos, por sua vez, viam nos costumes pagãos e na desagregação moral, as razões para o declínio de Roma e sua derrota para um povo virtuoso e forte.
b) Ao longo dos três primeiros séculos, os cristãos foram violentamente perseguidos em Roma, por razões muito mais propriamente políticas que religiosas. A pregação cristã de defesa da igualdade, de negação da escravidão e da divindade do Imperador, era uma forte ameaça às estruturas do Império. Entretanto, mesmo com as perseguições, o cristianismo cresceu significativamente. Já no início do século IV, o imperador Constantino, através do Edito de Milão, legalizou o culto cristão, acabando com as perseguições. Ao final desse mesmo século, em 390, o imperador Teodósio publicou o Edito de Tessalônica, tornando o Cristianismo a religião oficial do Império. Visava com isso a utilizar a