Transformações de Empregos
1. Armador de pinos
Atualmente, a tecnologia reina nas pistas de boliche pelo mundo. Mas, antigamente, a cada derrubada de pinos, alguns jovens tinham que correr para colocá-los em pé antes de uma nova jogada.
2. Acendedor de lâmpadas
Até a invenção da luz elétrica e o seu uso na iluminação pública, uma figura era essencial para a iluminação das ruas, que contavam com lâmpadas a querosene: o acendedor de lâmpadas.
3. Telefonista
Essas profissionais eram parte importante da operação de grandes redes de telefone até a tecnologia torná-las obsoletas. Elas conectavam chamadas de longa distância e transferiam as ligações de maneira manual, coisas que hoje são feitas de modo digital. As telefonistas não desapareceram de todo das empresas, mas perderam importância.
4. Operador de caixa nos super e hipermercados
5. Revelador de fotografias
6. Gerente de lojas de CD
7. Sindicalista
8. Autor de enciclopédias
9. Mineiro
10. Construtor
11. Piloto de aviões caça
12. Operador de call center
13. Prospector de petróleo
14. Datilografo
15. Operador de Kardex
16. Arquivista
17. Telegrafista
18. Barbeiro
19. Operador de Mimiografo
20. Motoneiro
21. ALFAIATES - Sabe aquelas roupinhas lindas que nós compramos nas lojas? Bem, nem sempre elas foram feitas por meio da produção em série, pelas máquinas. Quando alguém queria um vestido novo, comprava um tecido bonito e levava em um alfaiate ou em uma costureira. Pois é, ainda existem alguns alfaiates e costureiras por aí, mas há uma grande tendência de que estas profissões venham deixar de existir. Afinal, novas máquinas podem realizar o trabalho deles em menos tempo e em maior quantidade.
22. SAPATEIROS - Sapateiros ainda existem em um número considerável, pelo menos aqui em Joinville. Mas a profissão também tende a desaparecer. Por que? Bem, com a produção em série o preço dos sapatos diminuiu muito, por este motivo, as vezes é muita mais vantajoso comprar um par