comperj
Apresentação
Um dos principais empreendimentos da história da Petrobras, o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj) está sendo construído no município de Itaboraí.
O empreendimento caracteriza-se como um complexo industrial, onde serão produzidos, numa mesma área industrial, derivados de petróleo e produtos petroquímicos de primeira e segunda geração.
A estrutura logística externa inclui vias de acesso, emissário de efluentes, adutora, infraestrutura dutoviária, linhas de transmissão etc. Esse projeto ajudará no desenvolvimento da região Leste Fluminense, gerando empregos diretos, indiretos e por efeito renda.
A implantação do Comperj faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal. Foto: Frederico Bailoni mar/12
Produção
A etapa inicial do empreendimento visa à implantação de uma refinaria com capacidade para processar 165 mil barris de petróleo por dia, abastecendo o mercado com óleo diesel, nafta petroquímica, querosene de aviação, coque, GLP (gás de cozinha) e óleo combustível. Além de refino, o projeto Comperj ainda contará com unidades de produção de lubrificantes e de processamento do gás natural produzido no Pré-Sal, que poderá ser utilizado como matéria-prima para as plantas petroquímicas.
Localização
O Comperj está sendo construído no município de Itaboraí, região metropolitana do Rio de Janeiro, em uma área de 45 km², o equivalente a 10,5% da área de Itaboraí.
Endereço: Rodovia Estadual RJ116, KM 5,2, Acesso A1, s/n. Bairro Alto do Jacú (Sambaetiba) Município de Itaboraí, RJ. CEP: 24841-203
Obras
As obras do empreendimento foram iniciadas em maio de 2008, com a etapa de terraplanagem da área (nivelamento do terreno) para posterior construção e montagem das instalações industriais.
Concluída em janeiro de 2011, a terraplanagem movimentou cerca de 81 milhões de metros cúbicos de terra.
A maioria dos contratos de serviços para as unidades de