Determinação do valor da aceleração da gravidade
Departamento de Química e Exatas - DQE
Disciplina: Fisica Geral e Experimental I – Licenciatura em Química
Professor: Juan Felix
Alunos: Berlane Gomes Santos, Hion Oliveira e Roberta Almeida.
Aula prática: 03 Data: 26/06/2013
Determinação do valor da aceleração da gravidade
Jequié – Bahia
Julho– 2013
1. OBJETIVO
Determinar experimentalmente o valor da aceleração da gravidade fazendo uso de um pêndulo simples.
2. INTRODUÇÃO
Uma espécie muito especial de movimento ocorre quando a força sobre o corpo é proporcional ao deslocamento do corpo em relação à posição de equilíbrio. Se uma força sempre agir na direção da posição de equilíbrio do corpo, provocará um movimento repetitivo de vai e vem em torno dessa posição, esse movimento é denominado periódico ou oscilatório.
Alguns exemplos de movimento periódico ou oscilatório são os de um corpo pendurado numa mola, as vibrações de um instrumento musical de cordas, o movimento de um pêndulo, as ondas eletromagnéticas, como as de luz, as de radar e as ondas de radio.
Nesse tipo de movimento, um corpo oscila entre duas posições espaciais durante um intervalo de tempo, onde estão sempre presentes, forças retardadoras (ou de atrito). Essas forças reduzem a energia mecânica do sistema à medida que o movimento avance e as oscilações são amortecidas[1].
Um pêndulo simples é um dos sistemas mecânicos que apresenta movimento oscilatório. É constituído por uma massa puntiforme m pendurada num fio leve, de comprimento L, que tenha uma extremidade fixa conforme mostra a Fig.1. O movimento ocorre num plano vertical e é provocado pela força da gravidade.
Fig.1:Movimento de um Pêndulo Simples.
O movimento de um pêndulo simples é oscilador harmônico simples, desde que o ângulo entre o pêndulo e a vertical seja pequeno, pois vai estar em torno da posição de equilíbrio ( = 0), e assim teremos uma