Transformaçao
A República da Espada, cujo domínio esteve nas mãos dos militares, teve na figura Marechal Deodoro da Fonseca a responsabilidade por chefiar o governo provisório que foi estabelecido. Nesse período houve a separação do Estado e Igreja, a concessão da nacionalidade a todos os imigrantes residentes no Brasil, foram nomeados os governadores para as províncias que viraram Estados, foi criada a bandeira nacional com o lema “Ordem e Progresso”, e foi banida a família real do território brasileiro.
Um fato marcante aconteceu em 1981, com a Promulgação na Constituição inspirada na constituição Americana. Essa constituição teve características descentralizadoras, dando autonomia aos estados e municípios. Instituiu-se o Presidencialismo com seus membros eleitos pelo voto direto e não secreto. O Presidente e seu vice teriam o mandato de 4 anos, não havendo a possibilidade de reeleição no mandato imediatamente seguinte.
- Fim do voto Censitário, porém ainda continuavam excluídos ao voto os analfabetos, as mulheres, os religiosos sujeitos à obediência eclesiástica e os indigentes.
O correram fatos importantes através da Constituição que deram maior liberdade e maior segurança à população, como a garantia de associação e reunião sem armas, a garantia aos acusados de ampla defesa, aboliu as penas de galés, de banimento judicial e de morte, instituiu o habeas-corpus e as garantias de magistratura aos juízes federais.
Após o governo de Deodoro da Fonseca, que na verdade foi chefiado pelo seu vice Floriano Peixoto devido à renúncia de Deodoro, houve o período de transição para a República Oligárquica, e foi