Analise de sistema
A proposta deste projeto acadêmico é descrever as especialidades e capacidades do profissional em Análise e Desenvolvimento de Sistemas de uma forma clara e objetiva, onde iremos apresentar definições e exemplos relacionados aos temas de Dado e Informação, Conhecimento, Sistemas, Habilidades e Competências, Tecnologia da Informação, Sistemas de Informação, Análise de Sistemas, Desenvolvimento de Sistemas e seu Mercado de Trabalho. Tendo como objetivo descrever as etapas para o desenvolvimento profissional de ADS e demonstrar o seu mercado de trabalho, traçando desta forma o perfil deste profissional. CAPÍTULO I
1.1 - Dado e Informação
De acordo com os autores Thomas Davenport e Laurence Prusak dado e informação é:
Definição de Dados
Dados é um conjunto de fatos distintos e objetivos, relativos e eventos. Num contexto organizacional, dados são utilitariamente descritos como registros estruturados de transações.
Dados descrevem apenas parte daquilo que aconteceu; não fornecem julgamento nem interpretação e nem qualquer base sustentável para a tomada de ação. Embora a matéria-prima do processo decisório possa incluir dados, eles não podem dizer o que fazer. (2003, p. 2 e 3).
Definição de Informação
A informação tem por finalidade mudar o modo de destinatário vê algo, exercer algum impacto sobre o seu julgamento e comportamento. O significado da palavra informar “ é dar forma a”, sedo que a informação visa modelar a pessoa que a recebe no sentindo de fazer alguma diferença em sua perspectiva.
Existem dois tipos de informação movimentada pelas organizações por redes (Hard e Soft).
Hard tem uma infraestrutura definida com, fios utilitários de entrega, antenas parabólicas, centrais de correio e etc.
Soft é menos formal e visível, ela é circunstancial, alguém que lhe entregue uma anotação ou a copia de um artigo marcado “Para sua informação” e um exemplo de informação transmitida por rede soft.
Dados tornam-se informações