Uso político do esporte
Aluno: Eldys Myler Santos Marinho
Matéria: Esporte I
Professor: Carlos Roberto Colavolpe
Turma: Ed. Física 2011.1
Classificação: Resumo analítico
A história do uso político do esporte
Mário André Sigoli
Dante De Rose Junior
PALAVRAS-CHAVE: Esporte, política, instituição, sociedade.
É possível que o contexto histórico do esporte sempre esteve atrelado a interesses políticos correspondentes a cada época, essa afirmação é possível de ser percebida, quando se direciona um olhar analítico sobre essa questão. É neste sentido, que o material em estudo proporciona a exposição sobre história do uso político do esporte existente em seu percurso.
Corroborando este parágrafo inicial, o texto destaca o período da Grécia Antiga onde as praticas de exercícios físicos eram voltados para fins militares a fim de atender objetivos da nação, e com isso refletia em resultados nos jogos Olímpicos. Ainda neste sentido se destaca o período dos Jogos Romanos, onde imperava a “política de pão e circo”, com o intuito de aliviar as tensões sociais causadas pelas classes sociais Patrícios e Plebeus. Ao tratar sobre educação física moderna, nota-se o destaque para o pensador Jean Jacques Rousseau (1712-1778), onde este entendia que o individuo deveria se moldar livre das influencias negativas das instituições da sociedade e dos pais, abrindo espaço para a formação física e moral do ser, a pesar de nesta época, haver grande influencia da Igreja Católica. Mesmo assim, ocorreu expansão dos estudos concernente a esse tema que contribuíram muito para o surgimento das escolas de ginasticas, a Dinamarquesa, Sueca, Francesa e Alemã. Cada uma dessas visando corresponder aos interesses de suas sociedades, seja enfatizado o caráter militar, benefícios à saúde, fortalecimento para atuação nas indústrias, higiene, etc.
Ao focalizar o período de modernização do esporte se percebe a grande mudança no contexto social, principalmente na Inglaterra com a revolução