trajetória da profissionalização do Serviço social no contexto mundial
O Inicio da profissionalização do Serviço Social veio através da necessidade de ter um profissional para resolver assuntos individuais em relação a assistencia dos trabalhadores. Surgiu sob influencia do pensamento de Elly Rich Mond, no Brasil isso começou la pelo ano de 1920. As primeiras manifestações da institucionalização do serviço social pela Igreja se deu com a criação do Centro de Estudos e Ação Social de São Paulo – CEAS controlado pela igreja católica. Tambem vale lembrar que a Legião Brasileira de Assistência, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial e o Serviço Social da Indústria foram instituições importantissimas no Surgimento do Serviço Social.
A primeira escola na America Latina foi no Chile a Escola de Serviço Social do médico Alejandro Del Río, segunda foi a Escola Elvira Matte de Cruchaga criada por Miguel Cruchaga Tocornal, no Brasil Escola de Serviço Social de São Paulo, no Rio de Janeiro o Instituto de Educação Familiar e Social.
No Brasil o Serviço Social surgiu através da mundança do sistema agrário-comercial para o industrial, acabou mudando o estilo de vida deles de vida rural para um urbano-industrial, começando assim uma luta por melhores condições de trabalho, gerando tambem um conflito de classes.
O Serviço Social na América Latina nasceu em 1925 em Santiago no Chile, quando se criou a primeira escola , dando origem ao Serviço Social Latino-americano(pesquisa internet). E a primeira escola de Serviço Social no Brasil foi em São Paulo em 1936.
O Serviço Social no Brasil surgiu por volta das décadas de 1920 e 1930, em