Trajetoria social no brasil
carlos eduardo gonçalves da silva
nº 74673554 protocolo
trajetoria do serviço social no brasil
Cap: II
Cidade: C. do Araguaia-pa
Ano: 2011
carlos eduardo gonçalves da silva
trajetoria do serviço social no brasil
Cap: II
Trabalho apresentado a disciplina: psicologia social, sociologia, filosofia, fundamento hist. Do Brasil II .... da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
Prof. Adaly Rosana, Sergio de goes, Lineia Rampazzo, Márcia bastos.
Cidade: C. do Araguaia-pa
Ano: 2011
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO. 4 2.1 O Serviço Social. 4 2.1.1 O SERVIÇO SOCIAL COM CARATER FALANTROPICO. 4 3 O PROCESSO DE PROFISSONALIZAÇAO DO SERVIÇO SOCIAL. 6 3.1 Os marcos do surgimento do Serviço Social. 6 3.1.1 Instituição criada pelo serviço social. 6 4 A regulamentação profissional. 8 5 O REFORMULAMENTO DO SERVIÇO SOCIAL. 9 6 CONCLUSÃO 10
APÊNDICES 12
INTERNET, JORNAL, LIVRO 12
ANEXOS 12
INTRODUÇÃO
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo de industrialização, conhecido na história da humanidade como Revolução Industrial.
Tal ‘revolução’ facilitou a consolidação do capitalismo, que ainda no final daquele século, adquiriu um novo perfil, deixando de lado seu aspecto o concorrencial para adquirir seu estágio monopolista, gerando, desta forma, significativos impactos na estrutura societária.
Nesse cenário de grandes questões sociais, surgiram as bases que estruturam o Serviço Social, que, durante muito tempo, esteve a serviço da burguesia, recebendo forte influência da doutrina social, desenvolvida pela Igreja Católica.
O presente artigo tem por objetivo apresentar, de forma resumida, o surgimento do Serviço Social, mostrando como ocorreu o seu processo de profissionalização.
DESENVOLVIMENTO.
O Serviço