social
O serviço social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas e Sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da "questão social", isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho. Inserido nas mais diversas áreas (saúde, previdência, educação, habitação, lazer, assistência social, justiça, etc) com papel de planejar, gerenciar, administrar, executar e assessorar políticas, programas e serviços sociais, o assistente social efetiva sua intervenção nas relações entre os homens no cotidiano da vida social, por meio de uma ação global de cunho socioeducativo e de prestação de serviços. É nesse contexto que a profissão de serviço social está inserida.
Diante disto, aborda-se a seguir Aspectos importantes em relação ao memorial do processo de instrumentalização do serviço social, o que é o serviço social, bem como surgiu a profissão, a quem ela serve, que forças ocorreram no seu surgimento e qual a função do serviço social na contemporaneidade. Valendo ressaltar que um dos desafios do assistente social é o de desenvolver sua capacidade de decifrar a realidade e construir propostas de trabalho criativas e capazes de preservar e efetivar direitos, a partir de demandas emergentes no cotidiano.
DESENVOLVIMENTO
Sabe-se que a profissão de Serviço social é uma profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei 8. 662/1993 e só pode ser exercida por uma Assistente Social. Tem um caráter interventivo e sua atuação na realidade social é embasada em princípios norteadores da profissão. Como conhecemos na atualidade o Serviço Social teve origem no final do século XIX, quando se intensificou a passagem do capitalismo concorrencial para o seu estágio monopolista. Esse processo, segundo informa Paulo Neto (2001), foi