tragédia em Santa Maria
UNIAN/SP
DIREITO – SEMESTRE I
RESUMO DA AULA DO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2014
SOCIOLOGIA JURÍDICA
SÃO PAULO
2014-1
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
RESUMO DA AULA DO DIA 26 DE FEVEREIRO DE 2014
SOCIOLOGIA JURÍDICA
SÃO PAULO
2014-1
Santa Maria é um município do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil. Com 262 368 habitantes, segundo o censo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística/2011, é considerada uma cidade média e de grande influência na região central do estado. É a 5ª cidade mais populosa do Rio Grande do Sul e, isoladamente, a maior de sua região, que possui quase 1 milhão de habitantes. Santa Maria é considerada cidade universitária, graças à Universidade Federal de Santa Maria, que conta atualmente com quase 27 000 alunos em seus cursos de graduação e pós-graduação.
No dia 27 de janeiro de 2013, Santa Maria tornou-se conhecida internacionalmente em decorrência de uma grande tragédia abalou a cidade. Um incêndio na boate Kiss matou mais de 242 pessoas e deixou mais de 130 feridos. Na boate, acontecia uma festa de universitários e o incêndio começou devido a um show pirotécnico. Faíscas teriam atingido o teto da boate, que possuía material de isolamento acústico, que é altamente combustível. A maioria das vítimas morreram por asfixia ou pisoteamento, devido ao grande número de pessoas dentro da boate na hora da tragédia. Testemunhas dizem que alguns seguranças da boate haviam impedido a saída de pessoas por não terem pago a comanda. O incêndio ocorreu na madrugada do dia 27 de janeiro de 2013 A imprudência e as más condições de segurança ocasionaram a morte de mais de duas centenas de pessoas.
O sinistro foi considerado a segunda maior tragédia no Brasil em número de vítimas em um incêndio, sendo superado apenas pela