Lixeira seletiva automática para auto-reciclagem de substâncias descartáveis e orgânicas.
Curso DE ELETRÔNICA BÁSICA E DESENHO MECÂNICO INDUSTRIAL
PROFESSOR EDUARDO AKIRA AZUMA
GABRIELLA FERNANDES DE ALMEIDA
RAPHAEL FERNANDES DE ALMEIDA
RICARDO THEODORO DA SILVEIRA
Lixeira seletiva automática para auto-reciclagem de substâncias descartáveis e orgânicas.
CAMPO MOURÃO, MAIO DE 2011.
Título: Lixeira seletiva automática para auto-reciclagem de substâncias descartáveis e orgânicas.
Objetivo:
Geral: reciclar qualquer tipo de objetos indesejados de forma que não precise de vários recipientes específicos e sem poluir o meio ambiente.
Específico: desenvolver uma lixeira de inox, que com o uso de sensores específicos como de plástico, vidro, papel, metal e orgânicos, irá separar automaticamente qualquer tipo de dejeto. Destinado a empresas e residências.
Através dos sensores da lixeira seletiva automática, os dejetos serão detectados e automaticamente direcionados aos seus respectivos recipientes, por meio de condutos, para depois serem manualmente retirados e levados ao seu lugar de reciclagem, evitando a separação incorreta e acúmulo de lixo.
Justificativa:
Apesar de existirem meios para a separação correta de lixo, como latas específicas de reciclagem, algumas pessoas ainda não se sentem na obrigação de separá-los corretamente, muitas vezes por preguiça ou por não saberem diferenciar as latas. Segundo o trecho: “É fundamental desenvolver uma maior participação do cidadão no sistema de limpeza municipal, mostrando-lhe as conseqüências ambientais, econômicas e sociais de atos simples e diários como o correto acondicionamento de nossos resíduos, a observância dos horários de coleta, o não jogar lixo nas ruas, o varrer e conservar limpas as calçadas – medidas que há décadas são incentivadas, sem grande sucesso. Sabemos que isso seria decisivo para uma eficiente gestão municipal de resíduos.” (EIGENHEER, Emílio M. Com Ciência: Revista