trafico internacional de mulheres
Sumário
1. Resumo
1.1. Introdução
1.2 Tema
1.3 Justificativa
1.4 Problematização
1.5 Hipóteses
1.6 Objetivos do Estudo
1.7 Metodologia
1.8 Conclusão
1.9 Bibliografia ( primária e secundário)
1. RESUMO
O tráfico de seres humanos é um dos crimes mais antigos da humanidade, uma vez que comercializar pessoas assume características diversas de acordo com as vulnerabilidades de grupos e nações. O Brasil por ser um país em desenvolvimento, com ainda, grande vulnerabilidade econômica é um dos países onde mais ocorre o tráfico de seres humanos. Sendo que milhares de pessoas são traficadas anualmente e o maior índice do tráfico no Brasil é de mulheres para fins de exploração sexual. A região amazônica é a que tem o maior número de rotas para o tráfico de mulheres, pois faz fronteira com sete países e há grande vulnerabilidade econômica, cultural e social, sendo meios facilitadores do tráfico na região.
Diante desse contexto o presente trabalho tem como objetivo analisar a efetividade dos institutos jurídicos e as políticas públicas no combate ao tráfico de mulheres para fins de exploração sexual na região amazônica.
Palavras chaves: Tráfico de mulheres. Região amazônica. Efetividade. Legislação. Políticas públicas
1.1 INTRODUÇÃO
Este artigo científico é uma pesquisa sobre os direitos humanos de uma forma interessante, onde tem como foco o tráfico de pessoas para a exploração sexual, que confrontam a dignidade da pessoa humana, a liberdade, a segurança social, o direito a privacidade, o direito a intimidade.
A exploração sexual de mulhres na Amazônia é um fenômeno antigo que tem raízes profundas e está relacionada ao mercado de trabalho e à formação da região amazônica.
O tráfico de mulheres tornou-se uma importante fonte de renda para o crime organizado.
No Brasil, o tráfico de mulheres é hoje uma indústria que movimenta milhões de reais e escraviza meninas