tradução
•Com o Zn em pó: A reação ocorreu mais rápido, se comparado com o Zn granulado. Isso ocorre devido ao aumento da superfície de contato do Zn em pó em relação ao Zn granulado.
De modo geral, o zinco quando em contato com a solução de HCl, reagiu de forma menos vigorosa que o alumínio, uma vez que a capacidade de oxidar do zinco é menor que a do alumínio, pois, o zinco é menos reativo que o alumínio, ou seja ele é menos eletropositivo, Na presença da solução de hidróxido de sódio o zinco metálico não observou- se a formação de bolhas durante o experimento. A reação entre o zinco e o ácido clorídrico é representada a seguir:
0 +1 +2 0
0)Agente Oxidante: H (sofre redução (+1 →
+2)Agente Redutor: Zn (sofre oxidação de (0 →
Para a Solução Básica- NaOH:
•Com o alumínio em raspas e em fitas: Ao entrar em contato com a solução de NaOH, observou-se a liberação de hidrogênio na forma de bolhas esbranquiçadas, e posteriormente ocorreu a liberação de gás ( hidrogênio). E para confirmar a liberação de tal elemento na sua forma gasosa, aproximou- se uma pequena chama do fósforo da extremidade do tubo de ensaio ocorrendo uma combustão instantânea que pode ser justificada pelo caráter inflamável do gás liberado. O alumínio metálico começou a reagir rapidamente, formando um complexo de Na e Al, e H2 gasoso. A equação abaixo representa tal reação.
2Al(s) + 2NaOH(aq) +4H2O(l) →. 2NaAlO2.2H2O(aq) + 3H2(g)
0 +1 +3 0
0)Agente Oxidante: H (sofre redução (+1 →
+3)Agente Redutor: Al (sofre oxidação de (0 →