Tradiçoes alimentares França
A culinária francesa é considerada a mais deliciosa e complicada do mundo, mais na verdade há vários tipos de tradições alimentares francesas, e o menu diário francês é geralmente muito simples.
Para os franceses a mais importante e maior refeição é o jantar, então as outras refeições são relativamente pequenas. Na França a oferta de laticínios e frios é geralmente cheia de gordura, portanto seus alimentos proporcionam maior quantidade de calorias em menores porções, não há a opção de adquiri-los com baixo teor de gordura ou sem gordura. Os franceses consumem menos alimentos processados, os mais utilizados são ingredientes frescos. É importante ressaltar que o momento de refeições na França são vistos não só como um tempo para comer, mas também como eventos sócias.
Entre os pratos consagrados mundialmente estão a quiche lorraine, o ratatouille, a mousse de chocolate, o creme brûlé e o pettit gatêau. Por tudo isto, não surpreende que a França seja considerada a capital da gastronomia mundial, com destaque para Lyon, onde os restaurantes oferecem a mais delicada e fina gastronomia.
A descoberta da América e do caminho marítimo para as
Índias, e a conquista espanhola da América Central trouxe novos alimentos para os europeus: tomate, pimentas, milho,batata, feijão verde, novas especiarias, temperos, peru e outros
Dois dos ingredientes mais marcantes da gastronomia francesa são os queijos e as bebidas alcoólicas. No país são produzidas mais de 365 variedades de queijos. Os mais conhecidos são o brie, roquefort e camembert.
As bebidas também têm um importante papel na gastronomia francesa. O armagnac, o cointreau e a cidra ocupam uma boa fatia de mercado, perdendo apenas para o vinho que pode ter variações com sabor de frutas além da uva. O país da gastronomia também produz cervejas e licores, como o kirsch, produzido na região da Alsácia.
Tradicionalmente, cada região francesa tem uma culinária própria: a