trademarketing
O cenário mudou, hoje nas indústrias não existem mais apenas os setores de marketing e vendas. Surgiu como complementação dos outros dois o setor de Trade Marketing.
O papel do trade marketing está focado no consumidor final, ou seja, o shopper. Está focado em aplicar nos canais de distribuição as diretrizes definidas pelo marketing usando estratégias que irão alavancar vendas.
O departamento de marketing, em geral, realiza ações que terão resultados a longo prazo, focadas principalmente no trabalho de branding. Já o setor de vendas precisa de um retorno imediato, a curto prazo. O trade então está ali para alcançar o meio termo, obter resultados rápidos considerando as ações de marketing que já estão em andamento.
Baseado no site da empresa Idealiza Trade Marketing, temos a seguinte definição: “O Trade Marketing complementa a atividade de Marketing, que é focada principalmente no consumidor final, e a de Vendas, focada principalmente no cliente varejista, estudando as estratégias de ponto-de-venda e os fatores motivacionais do consumidor (shopper) nesse ambiente e a partir daí estabelecendo ações operacionais que atendam esses objetivos estratégicos. O conceito de Trade Marketing entende que o contato do consumidor com o produto e com o ambiente competitivo se dá no ponto-de-venda e que a estratégia de marketing deve estar visível para o consumidor nesse espaço e nesse momento de decisão de compra.”
Assim podemos afirmar que a integração entre as três áreas, Marketing, Vendas e Trade Marketing, é primordial. E sem esta muitas estratégias podem estar fardadas ao fracasso.
Nas aulas de Processos Integrados entre Marketing, Trade Marketing e Vendas do MBA em Trade Marketing do B.I. International o facilitador Jackson J. Souza apresentou uma definição que consolida o papel do Trade Marketing de forma integrada: “Fazer o elo entre as duas áreas, transmitindo da melhor