Trade Marketing
Hoje em dia com a concorrência cada vez mais acirrada as empresas devem explorar o melhor posicionamento dos produtos no ponto de venda. Um local nas gôndolas, na altura dos olhos dos consumidores sem outras ações de trade marketing não é eficaz por si só, o trade marketing vai muito além disso.
As empresas devem treinar a força de vendas, desenvolver estratégias no varejo e nos canais de vendas, criar ações onde o consumidor adquire experiência sobre seu produto, no atual mercado as empresas buscam diferenciar e atrair os consumidores pelos serviços prestados, já que os produtos apresentam características com poucas diferenciações, com isso o trade marketing é de vital relevância para alcançar os resultados traçados, porém, ações de trade marketing demandam recursos financeiros, sendo assim em algumas oportunidades isso gera um certo atrito em outros departamentos da própria empresa devido a disputa por verba.
Para que o retorno do investimento em trade marketing seja percebido suas ações devem ser mensuradas minuciosamente para garantir o máximo de sucesso possível, tornando o ponto de venda em um campo de estratégias, onde são considerados todas as ações para atrair e de fato garantir um lugar no carrinho de compras do consumidor.
A mudança de comportamento dos varejistas tem impactado estas ações anteriormente o poder das negociações partiam das indústrias e atualmente são os varejistas que tem se posicionado de forma agressiva.
As empresas buscam desenvolver estratégias de bem trade bem elaboradas e que agregam realmente valor aos seus produtos,