Trade Marketing
RESUMO
Este trabalho tem como objetivo descrever o que motiva a inclusão do sistema de Trade Markting no setor de lojas de convenicência e como ele é inserido na estrutura organizacional. Foi utilizado um estudo de múltiplos casos incluindo lojas de conveniência e e alguns fabricantes indicados pelas próprias redes de lojas. Percebeu-se que a existência da área de trade marketing não é um fator decisivo para garantir a colaboração entre fabricantes e os varejistas de lojas de conveniência. As ações de trade marketing são desenvolvidas e negociadas com o franqueador, porém sua execução ocorre na instância do franqueado. Trata-se, portanto, de uma relação composta por fabricante, franqueador das lojas de conveniência e seus franqueados.
Palavras-chave: Trade markting, ações, estrutura organizacional.
INTRODUÇÃO
O que é Trade Markting? Primeiro, devemos começar pela explicação do conceito que será estudado neste artigo. O trade markting é uma parte importante na estratégia de marketing das organizações que planejam maximizar a diferenciação dos seus produtos e serviços nos pontos de vendas. É, consequentemente, uma disciplina de marketing que orienta o desenvolvimento das relações entre fabricantes e canais de venda, pelo entendimento das necessidades entre marcas, pontos de vendas e consumidores. O trade marketing analisa os hábitos e preferências dos consumidores para o sucesso das estratégias de marketing e vendas. Define quais canais de mídia serão utilizados, que produtos desenvolvidos e que canais de comercialização para atender as preferências de consumo do público alvo.
O ramo do varejo de bens de consumo de alto giro, vem passando por grandes mudanças, as cadeias de varejo tiveram uma consolidação e surgiram novos formatos de concorrência. Essas mudanças contribuíram para a transferência de poder dos fabricantes para os varejistas, aumentando assim, sua capacidade de gestão. Com essa competição,