Track start estudo movimento humano
O trabalho apresentado tem como tema a partida numa prova de natação.
Existem dois tipos de partida, a Grab Start e a Track Start. A diferença mais significativa entre os dois é que na posição inicial da Grab Start, inicia-se com os dois pés posicionados ao lado um do outro e na Track Start um dos pés encontra-se atrás e o outro à frente.
Esta última será a partida analisada e é aquela que é mais utilizada por nadadores de crol e mariposa, pois confere duas vantagens: maior rapidez na entrada na água, devido ao centro de massa deslocar-se quase directamente para a frente, e um maior impulso pois são utilizados dois impulsos, o da perna da frente e o da perna de trás.
A nadadora analisada é Patricia Conceição de 26 anos, representante do Clube Natação da Amadora nas modalidades de Natação e Pólo Aquático, detentora de dois recordes nacionais nos 50 e 100 metros livres. Sendo colega de equipa e amiga de um dos elementos deste grupo, disponibilizou-se para ser fotografada e filmada para o estudo desta partida de natação.
A primeira fase do salto tem contracção excêntrica e a sua análise, considerou-se pouco relevante, pois para além de ser uma posição estática, pouco influencia a dinâmica do salto. Como tal, focou-se principalmente na fase concêntrica, ou seja, a segunda parte da partida, pois essa é de maior importância.
O trabalho efectuado terá maior ênfase nas articulções com maior importância no movimento.
2. Conceitos
Para podermos desenvolver este trabalho foi necessário adquirir e relembrar alguns conceitos sobre o sistema esquelético e sobre a função muscular. Conceitos esses sobre a divisão do corpo humano, os tipos de contracção muscular, de músculos e alavancas que influenciam o movimento.
2.1 Divisão do Corpo Humano
O corpo humano divide-se em corpo axial e corpo apendicular.
O corpo axial refere-se à cabeça, ao pescoço e ao tronco, enquanto que o corpo apendicular engloba o membro superior e o membro inferior. O membro