Glicosideos
Alguns esteróides presentes na natureza caracterizam-se por sua grande especificidade pelo miocárdio e sua poderosa ação que exercem sobre este.
.A digitoxina e a digoxina são glicosídeos cardiotônicos encontrados nas folhas de plantas digitálicas com a Digitalis purpurea e a Digitalis lanata, mas também podem ser encontradas outras substâncias com efeito cardiotônico em outras espécies de Digitalis.
Os digitálicos, estão entre os medicamentos de primeira linha para o tratamento deenfermidades cardíacas congestivas há séculos e ainda são os fármacos mais prescritos, apesar de seu baixo índice terapêutico.
O uso terapêutico dos glicosídios cardiotônicos deve-se à sua capacidade de aumentar a força de contração sistólica, ou seja, ação inotrópica positiva. Também melhoram acirculação, que em consequência, tende a viabilizar a secreção renal aliviando o edema,muitas vezes associado à insuficiência cardíaca.
.Em geral os glicosídios possuem um nível terapêutico de aproximadamente 50 a 60%da dose tóxica. Por isso, é preferível que a posologia seja determinada experimentalmente para cada paciente. Além do mais, é comum a ocorrência de hipopotassemia para pacientetratados com com digitálicos e também diuréticos
Estrutura química
Quimicamente, as agliconas (ou geninas) desse grupo caracterizam-se pelo núcleo fundamental do ciclopentanoperidrofenantreno e são divididas em dois grupos de acordo com o anel lactônico insaturado ligado ao C-17: pentacíclico (cardenólido) ou hexacíclico (bufadienólido), indicados nas estruturas abaixo. Os glicosídeos do grupo cardenólido são os mais importantes na medicina
A glicona, ligada na aglicona em C-3 beta, é composta de até quatro unidades de açúcar, incluindo glucose e ramnose juntamente com outros desoxiaçúcares, por exemplo, 2,6-didesoxi-hexoses (digitoxose) ou seus 3-O-metil éteres (cimarose).
Ação Farmacologica
A ação farmacológica só ocorre quando o princípio ativo está sob a