Redes
1 CAPÍTULO 1
1.1 Rede de Dados de Alta Velocidade e Internet: A identificação da necessidade de utilização e implantação nas empresas de médio porte do Setor Hoteleiro de Manaus.
1.2 Tema e problema de pesquisa
Surgida há menos de 20 anos no seio da universidade, a Internet tornou-se, na virada do milênio, o mais poderoso instrumento da globalização dos negócios e da cultura no planeta. Essa rápida evolução foi possível graças ao desenvolvimento das comunicações e da informática que ajudaram a aproximar as pessoas, democratizando o acesso ao conhecimento.
Mas, embora esses avanços tecnológicos, tenham trazido inquestionáveis benefícios globais, são ainda inacessíveis para considerável parcela dos cidadãos dos países em desenvolvimento e praticamente ausentes nas empresas de médio porte [Turístico - Classificação EMBRATUR ¬ ¬ ¬ ¬ ] do Setor hoteleiro de Manaus. Isso se deve, à baixa renda dos potenciais usuários?, à baixa qualidade dos serviços oferecidos? ou um aspecto cultural de resistência ao que não seja imediato e palpável?, reforçado pela ausência de foco nas ações da mídia.
Diante do discutido descreve-se nesta pesquisa o seguinte problema:
Há necessidade de utilização e implantação de Rede de Dados de Alta Velocidade e Internet nas empresas de médio porte [¬ ¬ ¬ ¬ ] do Setor Hoteleiro de Manaus?
1.3 Formulação da hipótese
Este estudo apresenta como hipótese a seguinte afirmativa: Em Manaus, nas empresas de médio porte [¬ ¬ ¬ ¬ ] do Setor Hoteleiro. Há a possibilidade de implantação e posterior utilização de Rede de alta Velocidade e Internet?
1.4 Justificativa
Existe uma demanda latente e mensurável de comunicação em Manaus que pode ser despertada com a execução de um projeto que contemple um novo sistema de comunicação baseado no fluxo de dados de alta velocidade; direcionado as empresas de médio porte [¬ ¬ ¬ ¬ ] no setor hoteleiro da cidade,