trablho sujo
FACULDADE ANCHIETA
PSICOLOGIA 1º SEMESTRE
Trabalho Sujo
Professora: Ângela Marinha
Práticas Públicas de Saúde e Educação
São Bernardo do Campo 26/03/2013
Trabalho Sujo
Ao longo da vida, a maioria das pessoas imagina a profissão que vai ter ou aquela que poderia ter tido. De todas as opções, uma certamente seria impensável “Serviço sujo”, trabalho honesto: o dia a dia dos profissionais da limpeza.
O trabalho sujo é um conceito que parte de uma reflexão sobre o comportamento das pessoas em seu ambiente de trabalho e de dentro do contexto das corporações. Trabalho Sujo pode fazer com que você reconsidere. Com uma alta tolerância a sujeira mostra trabalhadores esquecidos e menosprezados frequentemente, que ganham a vida fazendo trabalhos que a maioria das pessoas não se atreveriam tentar nem com uma máscara de gás.
A reciclagem de lixo urbano figura como atividade emergente após movimentos ambientalistas e de preservação ambiental. Embora gere vantagens ambientais indiscutíveis, sobressaem os aspectos econômicos. A catação de materiais recicláveis constitui, para muitos trabalhadores, única forma de garantir sobrevivência e possibilidade de inclusão num mercado de trabalho excludente.
As condições em que desempenham suas funções e as práticas do trabalho em cooperativas de reciclagem. Os trabalhadores são expostos à periculosidade, vítimas de preconceitos e estigmas e excluídos de alguns ambientes sociais.
Antes de tudo, o trabalho é um processo entre o homem e a natureza, a fim de apropriar-se da matéria natural numa forma útil para sua própria vida, e ao modificá-la, ele modifica a sua própria natureza.
Por que não investir em políticas públicas que garantam a inserção social com qualidade de vida para esses trabalhadores? As cooperativas de trabalho configuram-se em estruturas organizacionais que podem possibilitar essa inclusão justa e de modo não perverso.
Direitos civis:
São as proteções e