Tese memorial de convento
FACULDADE DE FILOSOFIA, LETRAS E CIÊNCIAS HUMANAS
IDENTIDADES EM SARAMAGO:
A BUSCA DO “EU”
Vanessa Guimarães Monteiro Ferreira da Costa
Tese de doutorado apresentada ao
Departamento de Letras Clássicas e
Vernáculas.
Área de Literatura
Portuguesa. Para obtenção do título de
Doutor em Letras.
Orientadora: Profa. Dra. Marlise Vaz
Bridi
São Paulo
2008
2
Resumo
A partir dos romances Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira e Todos os Nomes, este trabalho tem como objetivo analisar a questão da identidade do homem português, do homem como ser social e do ser humano como indivíduo que busca conhecer a si próprio enquanto perde-se na rotina da vida contemporânea.
Para tanto, analisaremos os romances seguindo a ordem de suas publicações. A análise do primeiro romance ─ Memorial do Convento, será pautada pela teoria semiótica do texto, considerando o percurso gerativo de sentido e, especialmente os níveis fundamental e narrativo.
Também pretendemos mostrar como o narrador
reconstrói a história de Portugal elegendo a ficção como o verdadeiro fato histórico ao desconstruir a História oficial.
Também servirão como norte teórico Mikhail Bakhtin e sua tipologia do discurso e o sociólogo Stuart Hall com a identidade cultural na pós-modernidade.
Iniciaremos o estudo com uma singela visão panorâmica dos pressupostos teóricos, seguida da análise da construção e descentralização do sujeito nos romances saramaguianos. Palavras-chave: História; ficção; identidade; modernidade
3
Abstract
From novels Memorial do Convento, Ensaio sobre a Cegueira and Todos os
Nomes , this paper aims to examine the question of the identity of the portuguese man, of man as being social and human being as an individual who seeks to know oneself as lost in the routine of contemporary life.
For both, review the novels according to their order of
publications. The
analysis of the first novel ─ Memorial do