APRECIA O CR TICA
TEORIA CIENTÍFICA
A obra de Taylor e seus seguidores é suscetível a numerosas críticas. Essas críticas não lhe diminuem o mérito de verdadeiros pioneiros e desbravadores da então nascente Teoria da Administração. Na sua época, a mentalidade e os preconceitos tantos dos dirigentes quanto dos empregados, a falta de conhecimentos sedimentados sobre os assuntos administrativos, a precária experiência industrial e empresarial que não apresentava condições razoáveis de formulação de hipóteses válidas para a solução dos problemas da empresa, tudo isto não permitia o adequado suporte para a elaboração de conceitos mais rigorosos e mais bem fundamentados. As principais críticas à Administração Científica são:
- Mecanicismo da Administração Científica. - Superespecialização do operário. - Visão microscópica do homem. - Ausência de comprovação científica. - Abordagem incompleta da organização - Limitação do campo de aplicação. - Abordagem prescritiva e normativa. - Abordagem de sistema fechado - Pioneirismo na Administração.
TEORIA CLÁSSICA
As críticas à Teoria Clássica são numerosas, e generalizadas. Todas as teorias posteriores da Administração se preocuparam em apontar falhas, distorções e omissões