Projeto Pedag gico e Gest o Democr tica Aprecia o Cr tica
O artigo científico “Projeto Político Pedagógico e gestão democrática: limites e desafios” é inovador, digno de elogios. A autora, Juliana de Souza Natividade, sob a orientação da Professora e Mestre Simone Alves de Medeiros, produziu um trabalho atual e bem estruturado, tendo ido a campo para conhecer a realidade da gestão escolar de 24 escolas da Região do Médio Paraíba.
Seguindo de forma correta as etapas que compõem um artigo científico, a autora sabiamente escolheu um tema atual, relevante e falto de maiores estudos; percebeu corretamente como limitar a pesquisa que realizaria; procedeu a uma pesquisa bibliográfica pertinente e escolheu a metodologia mais adequada a seu intento. A pesquisa de campo, na realidade realizada em grupo, identificou que a realidade era bem diferente do que a autora e seu grupo esperavam encontrar, mostrando que somente com uma averiguação é possível conhecer os fatos e que não devemos formar opinião apenas baseando-nos em dizeres sem fundamentação comprovada.
Percebemos que seu trabalho foi árduo, a princípio pelo número de escolas visitadas e a extensão da área onde se situam, em seguida, pela ambigüidade de respostas em algumas delas, e também em decorrência de uma das maiores dificuldades na implementação do PPP: a resistência dos profissionais de várias instituições de ensino às mudanças pretendidas.
O estudo, muito bem elaborado, demonstra que a autora tem real interesse na transformação da educação, visto que ela não se limitou a fazer a pesquisa e divulgá-la apenas para leitura, mas também, após constatar a realidade da elaboração do Projeto Político Pedagógico e da gestão democrática nas referidas instituições de ensino, dispôs-se a colaborar diretamente na concepção do PPP de 2 instituições de ensino. A escolha das escolas onde a autora e seu grupo atuaram na elaboração do PPP foi inteligentemente criteriosa, pautada no interesse da direção, dos professores e dos demais funcionários. Cabem ainda