trablho de fisica
Considere dois corpos, A e B, sendo A positivamente eletrizado e B um corpo neutro. Quando colocamos estes corpos em contato, as cargas positivas do corpo A atraem as cargas negativas de B. Os corpos, claro, devem ser condutores para que isso aconteça. Ao separarmos os corpos, percebemos que o corpo B perdeu elétrons, logo este ficou positivamente eletrizado. Este processo é chamado eletrização por contato.
Na eletrização por contato os corpos ficam com a mesma distribuição superficial de cargas elétricas. Isto significa que se os corpos forem idênticos, eles terão a mesma carga elétrica.
Eletrização por indução
Sejam duas esferas metálicas A e B (A carregada negativamente e B neutra), afastadas como mostra a figura 1ª. Ao aproximarmos as duas esferas, a presença de cargas negativa presente em A, provocará uma separação de cargas em B(fig. 1b). Essa separação de cargas é chamada de indução.
Se ligarmos um condutor da esfera B até a terra (fig. 2a), as cargas negativas que foram repelidas, escoarão para a terra de maneira natural, de modo que a esfera B passe a ficar eletrizada positivamente (fig. 2b). A esse processodamos o nome de eletrização por indução.
..Neste post falaremos um pouco sobre a Eletrização por Atrito, processo no qual dois corpos isolantes neutros são atritados havendo a passagem de elétrons de um para o outro. Neste caso os dois corpos adquirem cargas de mesmo valor, mas sinais contrários.
……………..Para saber qual será esse valor, é preciso levar em consideração a Série Triboelétrica. Ela vai determinar o material que ficará eletrizado positivamente e o que ficará eletrizado negativamente. Confira a ilustração que nós preparamos para melhor exemplificar:
.
.
……………..Na imagem acima o vidro e a lã são corpos isolantes neutros. Ao entrarem em atrito a lã recebe os elétrons do vidro ficando eletrizada negativamente, enquanto o vidro fica eletrizado positivamente.