magnetismo
Resumo
A vida moderna está repleta de exemplos de aplicação do magnetismo e de suas forças. Desde a navegação, passando por exames de ressonância magnética e em discos utilizados em computadores, entender o magnetismo é de suma importância para manter a evolução tecnológica. Ao estudar a eletrostática, um modelo físico e matemático foi desenvolvido para se determinar o campo e a força elétrica em um objeto eletricamente carregado. No magnetismo, observando o mesmo objeto eletricamente carregado, é possível criar um modelo físico-matemático para desenvolver conceitos de força e campo magnético. O primeiro contato com o magnetismo está em entender a interação entre ímãs ou sistemas ímãs/metais. Assim, a natureza fundamental do magnetismo está na interação produzida por carga elétricas que se movem. Abaixo é possível verificar um exemplo deste fato. Ventos solares são responsáveis por criar o evento apresentado na figura abaixo e denominado aurora. A aurora é um fenômeno que pode ter 200km de altura e cerca de 4000km de comprimento. É comum observá-lo no norte do Canadá.
.
1
Unimep • 2014/1S • Eletricidade e Magnetismo
I.
Magnetismo
A observação dos primeiros fenômenos magnéticos ocorreu quando os antigos gregos se intrigaram com a capacidade de certos tipos de minerais naturais atrair ou repelir uns aos outros. Esta observação ocorreu na antiga cidade de Magnésia (atualmente Manisia, Turquia) e tais minerais são denominados ímãs naturais ou ímãs permanentes. Quando os minerais eram suspensos por cabos, as suas extremidades se alinhavam com os polos norte e sul da
Terra. A extremidade do ímã que apontava para o polo norte recebeu o nome de polo norte magnético, ou simplesmente polo norte (N) e a extremidade que aponta para o Sul recebeu o nome de polo sul magnético, ou simplesmente polo sul (S).
A primeira aplicação desta descoberta foi empregada para confeccionar bússolas e utilizada pelos chineses